9 dicas essenciais de Marketing Digital para restaurantes
Marketing Gastronômico

9 dicas essenciais de Marketing Digital para restaurantes

February 22, 2021

O Marketing Digital chegou para ficar e os donos de restaurante que não quiserem ficar para trás terão que se renovar. Isso porque a internet trouxe possibilidades incríveis, potencializando os pequenos negócios que proporcionam boas experiências aos seus clientes, dos pratos ao atendimento.

Ou seja, os bons restaurantes ganharão cada vez mais força, enquanto aqueles medianos e ruins perderão espaço e, possivelmente, virão até a falir.

Pode parecer um pouco radical, mas o fácil acesso à comunicação dá todos os poderes ao cliente. Uma postagem negativa sobre o seu restaurante pode viralizar e atingir milhares de pessoas em poucos minutos, transformando potenciais clientes em pessoas que nunca nem cogitarão consumir a sua gastronomia.

Mas calma, nem tudo é ruim. Quando revertemos esse cenário para as novas estratégias de marketing para restaurante trazidas pelo digital tudo fica mais bonito. Plataformas como Google, Facebook e Instagram se tornaram ferramentas poderosas para alcançar novos clientes e se relacionar com eles para fideliza-los.

Tudo isso, no entanto, depende de como você prepara a estratégia de Marketing Digital do seu restaurante.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 9 dicas essenciais para te ajudar a obter os melhores resultados com o marketing. Confira abaixo:

Crie uma presença digital completa

Seu cliente precisa poder te encontrar em todos os canais digitais relevantes. Facebook, Instagram e o Google são os pontos de contato fundamentais para você começar a pensar a sua presença digital.


Invista na criação de um site institucional, onde os clientes poderão obter mais informações sobre o seu restaurante. Aproveite para completar o seu perfil no Google Meu Negócio, página grátis do Google para empresas.


Você ainda pode tornar sua presença ainda mais completa posicionando seu negócio no Waze, montando campanhas de anúncios no Google Ads e até comprando mídia em canais especializados.

Dê fácil acesso ao seu cardápio

Quem visita o seu site ou página nas redes sociais com certeza vai querer dar uma olhada no cardápio. Elabore uma boa apresentação com fotos atrativas e dê destaque aos seus melhores pratos e drinks para chamar a atenção dos clientes.

Capriche na sua identidade visual

A identidade visual tem o objetivo de conectar a sua marca com os clientes. Ou seja, é uma extensão do seu restaurante aos materiais, tanto impressos como digitais.

O melhor dos mundos é criar uma identidade visual para ser utilizada em todas as comunicações, assim como também dentro do próprio restaurante.

Com isso, você consegue fazer com que os clientes se sintam familiarizados com a sua marca desde o momento em que entram no seu site até quando se sentam à mesa para visualizar o cardápio dentro do seu restaurante.

Invista em Marketing de indicação

A sua página na rede social falando sobre como é deliciosa a sua gastronomia já não é tão efetiva. Isso porque pessoas gostam de ouvir a opinião de outras pessoas, principalmente quando o assunto é gastronomia.

É por isso que estratégias de marketing de indicação são tão importantes. Além de validar a sua marca junto à voz de clientes satisfeitos, eles ainda receberão benefícios para divulgarem o seu restaurante. Ambos saem satisfeitos e você ainda ganhará a atenção de novos clientes em potencial.

Crie cupons de desconto digitais

Os cupons de desconto são uma estratégia já muito consolidada, mas que nem todos sabem como operar.

Esse tipo de venda incentiva o cliente a comprar uma oferta mais barata, mas com prazo de utilização ou condição pré-definida. Ou seja, vender cupons de desconto para dias em que o movimento é baixo se mostra uma ótima saída para vender mais em um dia fraco.

Monte uma operação de delivery

Mais do que nunca os restaurantes precisam investir em sua operação de entregas. Isso porque a quantidade de pedidos em domicílio só cresce, mostrando uma tendência importantíssima relacionada ao delivery que só tende a evoluir.


Seja com sua própria equipe de entregadores ou integrado a aplicativos como iFood, Uber Eats e Rappi, por exemplo, você precisa estruturar seu serviço de entregas muito bem para torna-lo um sucesso.


Embalagens, logística, processo de pedidos e entregas são apenas alguns dos fatores a serem estudados. Você pode conferir nosso manual completo de marketing para delivery neste link.

Engaje seus clientes com conteúdo nas redes sociais

O primeiro contato de alguns dos seus clientes com a sua marca será as redes sociais. Um post de um amigo chama a atenção e pronto: ele passa a ser um seguidor antes mesmo de consumir o seu produto. É aí que entra o poder da criação de conteúdo.

Criar postagens que conectam os seus seguidores ao seu produto é a forma mais poderosa de engajá-los. Quanto mais engajados eles estiverem, mais próximos estarão da sua marca no dia a dia. Ou seja, maior a possibilidade de se tornarem clientes recorrentes do seu restaurante.

Crie anúncios nas redes sociais e no Google

Plataformas como Facebook e Instagram oferecem a possibilidade de compra de mídia para encontrar potenciais clientes que ainda não conhecem o seu restaurante. Isso te possibilita investir – mesmo que pouco – para expandir o alcance da sua marca.

Outra alternativa é criar promoções exclusivas para quem já é um seguidor do seu restaurante nas redes sociais.

O Google Ads também é importante, principalmente quando falamos de segmentação no maior mecanismo de buscas da internet. Você pode segmentar anúncios, por exemplo, com palavras-chave como “hambúrguer de cordeiro no Ipiranga”. Além do produto específico, você também inclui a localização, o que aumenta muito as chances de você converter aquele cliente.

Crie um blog para o seu restaurante

Pode parecer estranho um blog para falar do seu restaurante, não é mesmo? Além de ajudar a divulga-lo no Google, você também poderá criar conteúdos específicos para atrair a atenção das pessoas.

O seu blog pode ser o seu livro de receitas, onde você ensina clientes a cozinharem os seus pratos favoritos. É claro que a gastronomia feita em casa nunca ficará igual à produzida pelos profissionais do seu restaurante, então não tenha medo de divulgar aos seus clientes, que se sentirão ainda mais próximos da sua marca ao consumirem este tipo de conteúdo.


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