Marketing nas Redes Sociais: porque sua empresa precisa começar agora

Marketing nas Redes Sociais: porque sua empresa precisa começar agora

As redes sociais ganharam um papel fundamental para o Marketing Digital. Isso porque plataformas como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter já fazem parte da vida de milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Ou seja, muitos potenciais clientes do seu negócio já está utilizando alguma – ou várias – destas plataformas atualmente e você ainda não está presente nelas da melhor maneira.

Atualmente o Brasil conta com mais de 130 milhões de usuários ativos nas redes sociais. Além disso, o brasileiro passa, em média, até 4 horas por dia navegando por elas. Isso significa que, se uma empresa busca conquistar novos clientes é lá que vai encontrar a maioria deles.

Por isso é tão importante para empresas adotar as melhores estratégias de marketing e tornar-se relevante dentro das redes sociais.

Mas como fazer isso?

Engana-se quem pensa que, para obter bons resultados, basta criar uma página e começar a postar. Por trás de um bom projeto de marketing nas redes sociais há diversas tarefas e fatores: análise; planejamento; design; métricas e relatórios; público-alvo e personas; engajamento; alcance; orgânico e pago e muitas outras.

Mas fique tranquilo. Nosso blog está aqui para te ajudar a entender como funciona uma boa estratégia e como alcançar bons resultados para a sua empresa.

Se você está começando a se inteirar deste assunto ou buscando mais conhecimento, acreditamos que vá gostar do conteúdo que preparamos. Mas antes, que tal entender por que vale a pena investir nisso?

MARKETING NAS REDES SOCIAIS: PORQUE VOCÊ PRECISA INVESTIR AGORA

Podemos listar vários motivos para que você entenda a importância de investir em marketing digital nas redes sociais. O fator principal está relacionado à alta possibilidade de conectar marcas e pessoas, fator determinante para quem busca gerar novos negócios.

Além de estarem presentes, os milhões de brasileiros que utilizam Facebook, Instagram, LinkedIn e outras plataformas do tipo estão prontos para interagir com as marcas.

Estratégias eficientes de marketing nas redes sociais tornam possível encontrar clientes para o seu produto ou serviço, entender o que eles gostam – e também o que não gostam – para se tornar presente no dia a dia deles.

Uma vez que a marca começa a fazer parte da rotina de uma pessoa, fica muito mais fácil vender para ela. Por isso, uma boa estratégia passa por entender os hábitos e preferências de potenciais clientes para entregar algo que os agrade e os faça gostarem da sua empresa.

Agora que você entende a importância do marketing nas redes sociais, que tal aprender um pouco mais sobre como essas plataformas podem ajudar o seu negócio?

AUMENTE O ALCANCE DA SUA EMPRESA

Já te contamos no início do texto que mais de 130 milhões de brasileiros passam várias horas por dia nas redes sociais. Diante disso, sua empresa não estar disponível para eles por lá é um verdadeiro tiro no pé.

Investir em marketing para redes sociais aumenta o alcance da sua marca. Isso significa que cada vez mais pessoas estarão conhecendo o seu negócio, interagindo com o que é postado e podendo se interessar pelo seu produto.

Por isso, lembre-se de que a experiência dos usuários com a sua marca precisa ser incrível. Todas as redes sociais utilizam algoritmos de entrega de conteúdo diretamente ligados à interação das pessoas. Quanto mais elas curtem, comentam e compartilham o que você posta, maior será a sua visibilidade.

ENGAJAMENTO É FUNDAMENTAL

Engajar é fundamental para qualquer empresa nas redes sociais. Além de significar que os seguidores estão gostando do seu conteúdo, o algoritmo entende que suas postagens são boas e passa a entrega-las para mais usuários dentro das plataformas.

Para criar um bom engajamento, porém, não basta apenas ficar postando produtos ou o serviço que você faz. As pessoas buscam conteúdos que realmente façam a diferença, que chame a atenção e que não seja só mais uma empresa tentando vender.

Esse é um ponto fundamental para se entender. Uma boa estratégia de redes sociais passa por conectar o produto a uma dor dos usuários, oferecendo um conteúdo interessante para eles.

Diante de um bom conteúdo, pessoas que já são clientes vão enxergar ainda mais valor na marca. Para aqueles que ainda não são clientes, surge mais um fator interessante para fazê-los buscar um contato comercial.

O engajamento representa o impacto que as suas postagens têm para os seguidores. Por isso, não pense nas redes sociais apenas como uma ferramenta de venda. Plataformas como Facebook, Instagram e LinkedIn vão muito além, criando uma verdadeira conexão entre marcas e pessoas.

MÍDIA ORGÂNICA E MÍDIA PAGA

Se você ainda não conhece as diferenças de mídia orgânica e paga dentro das redes sociais, vamos te explicar o porquê você precisa entendê-los logo.

Resumidamente, o orgânico é todo aquele que você consegue gratuitamente. Ao fazer um post, as plataformas vão entregar o seu conteúdo aos seus seguidores e, possivelmente, para amigos deles. Mas não vai além disso.  

A mídia paga se refere ao investimento que você faz para mostrar seus posts a outras pessoas. Ao pagar para ampliar o alcance do seu conteúdo, você está investindo dinheiro para que as plataformas mostrem sua postagem àqueles que ainda não conhecem o seu negócio.

No Facebook e Instagram, por exemplo, o botão de impulsionamento sempre está próximo à postagem na sua página. Impulsionar, porém, não é a melhor opção – Leia nosso post sobre porque não utilizar o botão impulsionar no Instagram e Facebook.

O Gerenciador de Anúncios do próprio Facebook, ferramenta que engloba também o Instagram, possibilita segmentar muito melhor o público que você busca. Isso torna possível uma estratégia mais assertiva para encontrar clientes em potencial para a sua empresa.

Para concluir, podemos afirmar que a mídia orgânica é a base para criar um relacionamento ativo com seus seguidores. Isso, porém, não vai trazer os melhores resultados possíveis. Aliar o orgânico à mídia paga potencializa muito as estratégias de negócios e, consequentemente, a performance da sua estratégia nas redes sociais.

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